Marcela Samp é a assinatura de Marcela Guerra Sampaio, artista plástica mineira, autodidata, envolvida com as diversas artes há 40 anos.
Graduada em Relações-públicas pela Faculdade de Comunicação e Artes da PUC MG, modelo profissional nas décadas de 80 e 90, participou dos primeiros eventos de moda da capital mineira, época em que nasceu a primeira feira deste ramo no estado. Reconhecida profissionalmente pelo SATED MG, atuou nas artes cênicas nos importantes desfiles de moda da capital belo-horizontina. Atuou em campanhas publicitárias para diversas marcas em outdoor, comerciais de TV, mídia impressa e eventos institucionais.
A artista migrou para as artes plásticas quando em uma fase de sua trajetória se viu imersa na biodiversidade do Vale do Jequitinhonha (MG) e na cultura regional do litoral de Porto Seguro (BA). Territórios estes que influenciaram na sua identidade artística.
Inspirada pelas cores e contato com a natureza, sempre se sentindo à vontade com as artes, Marcela, que já usava os pincéis para maquiagem e sempre esteve atenta às formas e à estética, passou então a criar arte em cerâmicas regionais, esculturas com papéis em suportes amadeirados e pintura acrílica em tela de algodão.
O estilo de M. Samp passeia pelo contemporâneo e o lúdico onde elementos da natureza estão presentes de forma despretenciosa, ocasionalmente figurativa, sem compromisso com o realismo, mas carregando sempre uma mensagem de vida.
É autora da técnica de escultura com papéis, batizada por ela de Pacômes ( papel composto mesclado). Esse trabalho resulta em peças de alto e baixo relevo com diversas aplicações nas artes.
Sua identidade artística contemporânea carrega uma tendência a sobreposição de cores e quase sempre explora a biodiversidade brasileira, brincando com suas formas através de um olhar moderno. É comum tambêm encontrarmos referências das escrituras sagradas inseridas no contexto visual e coparticipantes com os elementos gráficos da obra.
A fonte de inspiração de M. Samp provêm de experiências da alma com o cristianismo, conduzindo cada obra para um caminho profético, onde as mensagens subliminares ficam mergulhadas no universo artístico. Suas obras estão sempre focadas no equilíbrio, na proporção e na estética, sem perder o alvo de alimentar as emoções com leveza, criatividade e muita esperança no viver.